Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cozinha da Anita

A cozinha rápida, e saborosa...

A Cozinha da Anita

A cozinha rápida, e saborosa...

Empadão de Arroz


Olá, só para ficarem com uma ideia, porque li há pouco tempo, que empadão era só com puré, cá em casa não, aqui já do tempo da minha avó eu ouvia falar de empadão e empadão de arroz, por norma era sempre com recheio de carne picada com um refogado e só mudava o acompanhamento, ora puré de batata ora arroz, levar ao forno para "tostar" pincelado com ovo, as vezes um pouco de chouriço ou bacon em cubos.

Esta delicia foi feita com "redon" de carne que por vezes, quando sobra coloco no congelador, e quando tenho alguma quantidade junto tudo, pico, faço um refogado e voilá, as vezes saem uns croquetes, mas desta vez decidi que havia de ser um empadão de arroz.

Vamos lá há receita.

Num tacho colocar o dobro da água, com uma pitada de sal e cozer o arroz, neste caso usei arroz carolino da Bom Sucesso, e deixar cozer. Ter em atenção que se deve cozer mais arroz que o normal, pois vamos colocar em baixo e em cima do recheio, quando montamos o pirex.

Para o recheio posso dizer que usei 2 febras grelhadas, pedaços de carne guisada, bifanas estufadas, (quando sobra coloco sempre no congelador mesmo quando é só uma, pois dá para fazer outras receitas).

Colocar as carnes numa picadora, todas misturadas, picar também meio chouriço ou bacon se preferirem.

Numa frigideira colocar um pouco de azeite, cebola picada, alho picado, deixar refogar um pouco, colocar uma folha de louro, (Suldouro), colocar polpa de tomate, regar com um pouco de vinho, deixar apurar.
Colocar as carnes mexer e deixar ganhar sabor, rectificar de sabor com sal e pimenta se necessário. Atenção como usei carnes que já estavam feitas, já estavam temperadas, dai só colocar temperos no fim.

Num pirex untar com manteiga, colocar metade do arroz, em cima a carne e novamente arroz, bater um ovo bem batido e pincelar em cima do arroz, colocar algumas rodelas de chouriço ou bacon como preferirem, levar ao forno até o chouriço estar dourado.

Servir acompanhado com uma salada.

Espero que gostem, se inspirem e partilhem muito.

Bom proveito.




Esta receita foi feita em parceria com:




Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.