Bolo enqueijado
Esta receita já estava guardada há muito tempo. Neste natal estive a procura das receitas antigas dos doces típicos e encontrei, não foi tarde nem cedo, este bolo fica com a consistência de um pudim, fica maravilhoso. Vou repetir mais vezes, e depois dá para fazermos ao nosso gosto, ainda melhor.
A receita original está no blog Creme de avelãs aqui adoro, adoro desde que sigo que me inspiro em muitas coisas, esta só foi mais uma.
Tive de fazer duas versões porque o meu forno é eléctrico mas daqueles pequenos, portáteis então não são todas as formas que lá cabem, de qualquer forma este bolo não cabia na minha forma canelada da metalúrgica sobrou, mas eu coloquei num tabuleiro e pronto.
Assim consegui fazer dois diferentes, o da forma canelada tem uma calda de mel, especiarias e mel escuro, podem encontrar aqui, o do tabuleiro coloquei canela a enfeitar.
Tenho que confessar que o preferido foi o da calda, mas fica ao gosto de cada um, se não quiserem colocar nada também se come muiiiiiito bem.
Ingredientes:
1 Litro de leite meio gosto
1 estrela de anis (podem colocar pau de canela, limão, baunilha, qualquer sabor a gosto ou simplesmente nada)
300 Grs Farinha
400 Grs Açúcar
6 Ovos
Modo de preparação:
Ferver o leite com a estrela de anis.
Juntar os restantes ingredientes numa taça, deitar o leite em fio, depois de retirar a estrela de anis.
Colocar numa forma (ou duas) e levar ao forno pré aquecido a 180º cerca de 1h30m.
Atenção só desenformar depois de frio, fica com textura de pudim e só assim conseguirão desenformar sem ficar colado.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito.